Demigods: New Age
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Ficha de Personagem

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Mensagem por Dado Qui Jul 11, 2019 9:40 pm
Informações gerais sobre a ficha de personagem


Demigods - New Age é um fórum de RPG com o cenário baseado na série de livros de Percy Jackson (embora não limitado totalmente a ela) criada por Rick Riordan. Para começar a sua aventura no mundo de Demigods, é necessário que o jogador faça sua ficha de personagem, que definirá quem é ele dentro do jogo. Porém, antes de saber o que significa cada parte da ficha de personagem, é necessário situar, para os leigos, o que significa ser um fórum que trabalha com RPG e qual é o mundo no qual o fórum faz parte (para, se por acaso alguém cair de paraquedas, saber mais ou menos do que este local se trata).

O que é RPG?


RPG é a sigla para Role Playing Game ou, traduzindo, Jogo de Interpretação de Papéis. Nesse jogo não há vencedores, já que o objetivo é criar uma história interessante e se divertir com as ações e situações que os jogadores vão enfrentar ao longo da sua vida dentro do jogo. Para que tudo transcorra bem, existe uma pessoa que fará o papel de Mestre (aqui no fórum serão os Seres Divinos e, em alguns casos, Grandes Mestres e Líderes — seja de acampamento, de chalé ou de grupo extra, caso haja). Essa pessoa é responsável por criar os desafios, propor situações e descrever o cenário para os jogadores, os ajudando a contar a história. Ela também controla os NPCs (Non Playable Characters — personagens não jogáveis) que ajudam ou atrapalham os jogadores em sua jornada.

A melhor analogia que podemos usar para esse tipo de jogo é como se os jogadores fossem atores e atrizes que pudessem definir que tipo de personagem eles interpretariam (em vez de serem designados a um personagem) e o mestre fosse o diretor e o roteirista da cena, que definiria em que cenário o elenco estaria e em que situação seus personagens se encontrariam. Só que, diferentemente da vida real, tal cena não teria um script pré-determinado, cabendo somente aos jogadores escolherem que rumo tal situação tomaria.

Sobre o cenário


O mundo de Demigods é baseado nas aventuras de Percy Jackson (seja na série original ou nas séries subsequentes) que se passa em um mundo meio real meio fantasioso criado por Rick Riordan. Nele, os mitos gregos (e mitos de outras mitologias) foram reais e os deuses desses panteões existem e interferem no mundo, embora de uma maneira menos notável do que antes. Tais seres divinos se relacionam com humanos e, dessa relação, nascem semideuses: pessoas que possuem super poderes por causa de seu sangue divino e que conseguem combater criaturas completamente sobrenaturais. Estando nesse meio termo, os semideuses possuem a capacidade mortal de mudar o futuro, interferindo de alguma forma no mundo, e a força para combater seres muito poderosos; porém, podem morrer mais facilmente, já que são vulneráveis a materiais sobrenaturais e a materiais mundanos.

Tais semideuses, para treinar suas capacidades e se protegerem das ameaças, se reúnem nos chamados acampamentos. Existiram, no mundo de Demigods, os dois acampamentos mencionados na série: O Acampamento Meio-Sangue, localizado em Long Island, e o Acampamento Júpiter, localizado em São Francisco. Porém, os dois foram destruídos devido a acontecimentos anteriores ao ano em que se começa a história do fórum: 2024.

Para mais informações, clique aqui.

Explicando a Ficha de Personagem: Introdução


Independentemente se você vai escolher ter herança divina ou não, você precisará criar uma ficha de personagem. A ficha, nada mais, nada menos é uma espécie de documento em que você comprova suas habilidades iniciais e onde você anota o progresso do seu personagem, conseguindo novas capacidades e ficando mais forte. Ela é a comprovação de que você está jogando o jogo e de que seu personagem existe naquele mundo. Até mesmo NPCs possuem ficha de personagem, embora elas possam ser mais simples dependendo de qual personagem se trata.

Para fazer uma ficha de personagem, você precisará entender alguns conceitos antes (estes que serão preenchidos por você na hora de idealizar seu personagem e trazê-lo a vida): Atributos, Perícias, Vantagens (Desvantagens) e Equipamentos. Neste tópico será mais explicado as informações de Atributos, já que os outros terão seus próprios tópicos e áreas. Porém, não se preocupe que haverão introduções nesse tópico para esses conceitos e links que redirecionarão você para o tópico correspondente.

É absolutamente necessário que você leia essas informações, afinal elas explicam as regras do jogo.

Importante: Cada personagem começa com 300 CPs (Character Points / Pontos de Personagem) para gastar em sua ficha. Os pontos de personagem são uma espécie de moeda que você pode trocar por diversos aprimoramentos para seu personagem (Sejam eles pontos em atributos, em perícias ou vantagens para ele). Para ganhar esses pontos de personagem após você começar o jogo, você precisará de XP (Pontos de Experiência), no qual você poderá converter para CPs ou usar para conseguir outras coisas durante o jogo.

Mais informações aqui.

Explicando a Ficha de Personagem: Atributos


Os atributos são, nada mais, nada menos do que suas habilidades básicas como um ser do mundo. Eles começam a definir no que o seu personagem é bom e no que é ruim, sendo bem abrangentes. Ou seja, se você quer fazer um personagem que é muito inteligente, ele terá que ter uma pontuação maior no atributo de inteligência e assim por diante.

Nesse RPG, os atributos são nomeados como as partes do corpo, sendo eles: Mãos, Pés, Torso, Face e Cabeça.

Mãos (Mãos + Braços + Antebraços): Sua destreza fina e movimento para que você não cutuque seus olhos ao invés do seu nariz. Ou seja, características relacionadas a coordenação motora e o uso constante dessa parte do corpo são definidas pelos pontos que esse atributo possui. Se você quer ser um grande arqueiro, um cirurgião de renome ou um espadachim exímio, você provavelmente terá que gastar alguns pontos aqui.

Pés (Pés + Pernas + Coxas): Mover seu corpo inteiro sem parecer ser um desastrado. Como os pés sustentam todo o corpo (até mesmo sendo responsáveis pelo equilíbrio desse), esse atributo define sua velocidade e agilidade, o que faz com que, caso você queira ser um corredor de primeira ou ágil o suficiente para desviar de um murro, você precise ter uma quantidade de pontos considerável aqui.

Torso (Tórax + Abdome): O quão marrento e resistente você é. Também é o lugar mais provável de alguém te bater. Características relacionadas a vitalidade e resistência são definidas pelos pontos que esse atributo possui. Por isso, caso você queira ficar de pé após uma luta intensa corpo-a-corpo, você precisa ter bastante ponto aqui.

Face: O quão legal, esperto e charmoso você é. Todo mundo gosta de uma pessoa que sabe o que falar. Se você quer se safar de todas só na base da conversa, quer convencer as pessoas de que você é o bambambam ou só quer fazer com que todos acreditem que você é perigoso, você precisa de pontos aqui.

Cabeça: O quanto do que você vê e ouve que realmente passa pelo seu crânio. Características relacionadas a inteligência, raciocínio e percepção são definidas pelos pontos desse atributo. Caso você queira ser um sabichão ou alguém que nota tudo ao seu redor, você precisa de muitos pontos nesse atributo.

Distribuição de atributos no jogo:

Ao fazer seu personagem, você pode gastar 1 CP para aumentar um atributo entre o mínimo obrigatório de 20 pontos gastos em cada atributo até o máximo de 80 pontos em cada atributo.

Observação Importante: Sobre Mana e Stamina

Mana: Usada em habilidades não físicas diretamente (magia e afins). A não ser que a técnica diga algo diferente, habilidades elementais, de esforço mental e de feitiçaria gastam mana. Seu máximo inicial, ou seja, no final da ficha de personagem é (Torso + (Cabeça x2))x100. Com meditação ou um descanso prolongado (3h ou mais) você pode restaurar 1/10 de sua mana máxima até um máximo de 3/10 restaurados. Após o inicio do jogo, você pode upar sua mana da mesma maneira que você upa uma perícia, ou seja, ao upar, considere como uma perícia de dificuldade média (sem o limite de cinco níveis).

Stamina: Usada em habilidades e atributos físicos. A não ser que a técnica diga algo diferente, habilidades de buff físico, atividades e golpes físicos gastam stamina. Seu máximo inicial, ou seja, no final da ficha de personagem é (Torso +(Pés x2))x100. Diferentemente da mana, você pode restaurar 1/10 de sua stamina máxima com um descanso simples (Pelo menos 20 minutos) até um máximo de 3/10 e, com um descanso prolongado, restaurar 5/10 desta.  Após o inicio do jogo, você pode upar sua mana da mesma maneira que você upa uma perícia, ou seja, ao upar, considere como uma perícia de dificuldade média (sem o limite de cinco níveis).

Mais Informações [url=colocar url aqui]aqui[/url]

Explicando a Ficha de Personagem: Perícias, Habilidades e Poderes.


As perícias são habilidades e conhecimentos sobre alguma área específica. Por exemplo, se o personagem possui a habilidade de interpretar pessoas diferentes, então ele possui alguns pontos na perícia "Atuação", que cuida dessa parte. Enquanto os atributos são algo mais geral, ou seja, que todo mundo pode necessariamente fazer, as perícias são conhecimentos ou habilidades aprimorados e específicos acerca de algum assunto (você pode até fingir que consegue interpretar algum papel usando uma rolagem de "Face", mas nunca será melhor do que alguém que tenha a perícia de "Atuação".)

Todos os poderes de semideus que gastam Mana ou Stamina, ou seja, poderes ativos são Perícias (no manual do Gurps, que é um dos sistemas no qual foi baseado essas regras, alguns poderes ativos são vantagens, que é completamente diferente de perícias, então, para fins de esclarecimento e praticidade, todos os poderes ativos foram transformados em perícias), dessa forma há uma evolução na habilidade de cada jogador em determinado poder — jogadores com menos graduação na perícia possuem dificuldades ou mesmo o poder em si é bem mais fraco do que um jogador com mais graduação, mesmo que ele passe no teste.

As perícias são classificadas em "Fácil", "Médio" e "Difícil", que determina o quanto de CPs cada jogador deverá gastar para evoluir cada perícia e também como será avaliado os treinamentos específicos para permitir o gasto de pontos na perícia. (Veja mais aqui)

Veja mais informações aqui.

Explicando a Ficha de Personagem: Vantagens e Desvantagens.


Vantagens são habilidades inatas do personagem, ou seja, nascem com ele e perduram até sua morte, com raras exceções e situações em que elas são retiradas. Desvantagens são seus defeitos que, diferentemente das vantagens, podem ser resolvidos com uma relativa facilidade, embora não seja raro perdurarem por muito tempo. É raro algum personagem desenvolver uma vantagem após a criação da ficha, normalmente isso acontecendo por meio de bênçãos ou algo parecido, mas é fácil aparecer uma desvantagem para tal personagem como resultado de alguma consequência de missão.

Cada vantagem possui um custo em CPs e um personagem pode ter quantas vantagens for capaz de comprar com seus pontos iniciais (além de vantagens que são obrigatórias para os filhos de cada deus). Tais pontos podem ser aumentados com a compra de desvantagens, que darão algum defeito ou fraqueza para seu personagem. Bençãos, Maldições e Status de Relacionamento funcionam de maneira parecida com as vantagens, com algumas diferenças que serão descritas abaixo.

Há um glossário de vantagens e desvantagens aqui, em que você pode ver quais são as vantagens e desvantagens que são utilizadas no jogo. Além disso, há mais informações no tópico de vantagens e desvantagens, em que dá maiores informações de como se localizar no glossário.

Explicando a Ficha de Personagem: Bênçãos e Maldições.


Quando algum ser poderoso deseja agraciar ou punir algum humano ou criatura, ele normalmente inflige algo que afeta de alguma maneira esse indivíduo. Se for positivamente, é chamado de bênção, caso contrário é considerado maldição. Bênçãos e maldições são os status de ficha mais abrangentes, podendo abrir novas habilidades exclusivas, ativar esferas de poder que o personagem não possui ou afetar o personagem de uma maneira muito mais drástica do que vantagens e desvantagens. São dadas exclusivamente por seres de poder divino.

É possível pedir alguma bênção ou maldição em textos próprios, mas elas serão avaliadas de maneira rigorosa. Além disso, o player pode receber uma bênção ou maldição como consequência de uma missão, independentemente de qual seja. No mais, elas funcionam de maneira similar às vantagens, podendo ser alteradas caso o semideus faça algo para os deuses.

Explicando a Ficha de Personagem: Status Físicos e de Relacionamento.


Os status, independentemente de serem físicos ou de relacionamento, são pequenas alterações, temporárias ou não, que causam alguma alteração no comportamento, habilidades ou corpo do personagem. Esses status são provenientes de algum acontecimento ou, no caso de um status de relacionamento, de várias interações, entre o personagem e o ambiente ou outro personagem. Status físicos tendem a ser mais impactantes do que os de relacionamento, podendo ter efeitos mais fortes por afetar diretamente o personagem.

Os status físicos só podem ser dados por narradores, visto que são decorrentes de algum acontecimento que precise da intervenção de um narrador, mas os de relacionamento podem ser comprados pelos próprios players, seguindo as regras de compra e comprovando tais interações com outros players ou NPCs que possuem conta. Você compra os status de relacionamento com RPs ou Relation Points (pontos de relacionamento) que podem ser agraciados após cada interação.

Só é permitido possuir cinco status de relacionamento com uma relação entre dois jogadores e todos eles devem ter efeitos diferentes dos que já forem possuídos.

Mais informações aqui e aqui.

Explicando a Ficha de Personagem: Equipamentos.






Dado
Seres Divinos
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