Demigods: New Age
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sobre Textos de Trama Pessoal (TTP)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Mensagem por Dado Qui Jul 11, 2019 9:51 pm
Textos de Trama Pessoal (TTS)

Há diversas maneiras de conseguir XP no RPG, mas somente uma delas é livre para os jogadores montarem seus próprios desafios e serem somente avaliados pelos mestres: Os Textos de Trama Pessoal. Essa modalidade de texto é ideal para quem quiser desenvolver a trama do personagem para algum caminho que não está sendo conseguido com os acontecimentos narrados pelos mestres. Além disso, pelo enredo ser de autoria dos próprios jogadores, há uma grande flexibilidade nos tipos de trama geradas, assim como nos cenários e até temas.

Nesse tópico, explicaremos melhor as regras que existem nesses textos.

Do Enredo


Como já explicitado, o enredo de um TTS é livre. Você pode começar tomando um café no starbucks e terminar derrotando um dragão na China. Porém, uma coisa cobrada nele é a coerência com o tema do fórum e com as regras dos outros tópicos. Ou seja, mesmo em um TTS, você ainda tem que seguir as regras de trajetos, a hierarquia dos "acampamentos" e a ambientação do fórum/mesa, por exemplo. Fora isso, tenha em mente que além das regras explícitas, você também será cobrado por regras mais implícitas. Ou seja, nada de derrotar uma Hidra sendo um novato ou tentar seduzir alguma deusa com atributos e perícias relacionadas estando em um level muito baixo.

Além disso, tome bastante cuidado com a maneira a qual você vai fazer seu texto. Um TTS precisa ter um começo, meio e fim, como qualquer outro texto, assim como um propósito e alguns desafios, mesmo que pequenos. Uma interação, por exemplo, não se enquadra em um TTS por não ter um propósito, nem um desafio: É só uma conversa entre dois personagens, então não há nada a ser colocado ai. Agora, se essa conversa for parte de um texto maior em que o personagem encontra problemas, ai sim pode ser enquadrada em um TTS.

E mais uma coisa muito importante: o TTS precisa ter os personagens como protagonistas da maior parte dos acontecimentos dele. Ou seja, não é válido textos onde, na maior parte desses, se é contada uma história que não envolva o personagem no qual foi escrito tal texto. Então, se a história do avô do seu personagem for importante para a construção de algum plot pessoal, lembre-se de colocá-la em um texto em que o seu personagem seja, durante a maior parte do tempo, o protagonista.

E sim, você pode fazer um TTS com mais de um jogador envolvido.

Da Avaliação


A avaliação desses textos é especial, afinal depende de cada texto, mas é baseada na classificação de incursões e missões. Primeiramente, o avaliador verificará em qual dificuldade e modalidade de escrita o seu texto se encontra. Então, sim, você pode fazer um TTS narrado sem a presença de um mestre (embora você deverá saber muito bem que rolagens fazer nos encontros). Depois, ele irá fazer um check-up para ver se tudo que foi narrado cumpre os requisitos de um TTS e, após isso, aplicará os métodos de avaliação relacionados àquele tipo de texto.

É importante ter em mente na hora de pedir a avaliação do seu texto que você precisa indicar muito bem onde ele está, principalmente se a modalidade que você escolheu for feita no discord. Os mestres não são adivinhos para saber onde começa e onde termina o seu TTS, assim como seus participantes, então tome muito cuidado com isso. Uma boa dica é, para todos os posts do TTS no discord, sinalizar com o título do TTS no começo ou no final de cada post e, se trocar de canal, sinalizar para qual canal foi ao final do último post no canal em que está.

Só é permitido fazer um novo TTS após uma semana da avaliação e atualização do anterior.

Das Recompensas e Consequências


O TTS tem um diferencial dos outros textos: Ele permite que você escolha que tipo de recompensa você gostaria de receber. Claro que, dependendo da recompensa (afinal ela pode se enquadrar em uma classificação de texto a qual o seu não conseguiu chegar), você pode não recebê-la ou, no caso de algo muito OP, ter tal recompensa modificada. No primeiro caso, o de ter a recompensa negada, você ainda receberá XP e/ou alguma compensação em dinheiro pelo esforço colocado no texto.

Importante: Você deverá citar sua recompensa em alguma parte do texto. Ela não pode surgir do nada.

As consequências serão as mesmas para a modalidade de texto a qual o seu foi enquadrado, assim como riscos de morte, RPs e afins também serão aplicados da mesma forma. Você pode ver mais detalhes ao ler o tópico de recompensas e consequências, já que ele explica mais detalhadamente sobre essa parte. Ao olhar tal tópico, lembrar-se da classificação a qual o mestre avaliou seu texto para saber que tipo de recompensa e consequência você teria.

Os mestres se reservam no direito de cortar recompensas se julgarem necessário.

Orientações Finais


No formulário para pedidos de avaliação, você deverá colocar as recompensas desejadas e quaisquer informações que julgar necessário para o pleno entendimento do texto.
Sempre colocar o link da sua ficha ao final do texto.
Seja claro e sucinto ao pedir sua avaliação.
Caso haja algum monstro citado no TTS que não exista no bestiário, monte-o antes de postar seu texto.
Atente-se ao fato de que as regras de recursos gastos e de status e ferimentos serão aplicadas não só na avaliação do texto, como também em consequências para o seu personagem.
Leia os sistemas com atenção.
E, mais importante, a palavra da mestre principal é final. Você pode contestar uma vez os outros mestres, o que fará com que a mestre principal avalie seu TTS, mas o que ela decidir é final.



Dado
Seres Divinos
XP : 0000

https://demigodsnewage.forumeiros.com
Dado

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos